domingo, 12 de setembro de 2010

Money, money, money...


Sexta 03/09 - Levanto bem disposto e já sinto que meu rosto já não esta mais tão “duro” quanto antes e me anima bastante vem o café da manhã: sopa de bolachas, dieta pastosa de acordo com a fonoaudióloga que havia me avaliado anteriormente e por receio de que e me engasgasse indicou essa dieta, Na hora do almoço novamente só comida pastosa (arghhh) a tarde vou para a terceira sessão . Vou para o Hemocentro quando estão me preparando para a máquina, meu filho Luiz Fernando chega para me visitar e acompanha durante todo o procedimento. Ficamos conversando durante o procedimento e, como não poderia deixar de ser comecei a passar mal ao final da sessão. Com a pressão muito baixa cheguei quase desmaiado ao quarto, ele que me ajuda a tirar-me da cadeira de rodas e me colocar na cama. Fico m pouco grogue mas logo me recupero. Foi muito positiva a visita do Luiz um bom papo e diversão onde ele pode ter uma real dimensão da doença que foi mito bem explicada pelo pessoal do hemocentro a ele. Alias só nesse dia com as palavras do Tom, pude também entender como é essa doença (Sindrome de Guillan-Barré): Por um motivo viral (após uma gripe, uma vacina, Dengue, Zica por exemplo) nossos anticorpos ficam “loucos” e passam a atacar a camada isolante das nossas fibras nervosas (Mielina) e destruindo-a e deixando essas fibras expostas sem condução de estímulos elétricos (sinapse), gerando a fraqueza dos músculos. Então, o melhor tratamento, é o de substituição esses anticorpos (plasma) por outros saudáveis, feitos pela diálise (Plasmafereses), e com anticorpos saudáveis, eles param de atacar e inicia-se a reconstituição natural dessa camada (Mielina) que dura entre 3 e 6 meses. Fácil de entender né? Nesse dia fiquei sabendo também o tamanho do estrago que eu estava dando pro Estado: Cada sessão de Plasmafereses custa Dez Mil Reais como farei 4 sessões 40 MIL REAIS , fora os custos de internação e médicos... Salve o SUS! Salve o Hospital da Clínicas de São Paulo!

Nenhum comentário: